
Concentrações de CO2 estão 145% mais altas que níveis pré-industriais.
Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atualmente está 145% maior que na época pré industrial (1750).
As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre atingiram um nível recorde em 2016, segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), em boletim publicado hoje (30/10/2017), sobre os gases de efeito estufa. Segundo o boletim da OMM, a quantidade de CO2 na atmosfera era de 400 partes por milhão (ppm) em 2015, atingindo 403,3 ppm em 2016, o que corresponde a 145% a mais, comparando-se com a época pré-industrial (antes de 1750). O último registro de tão alta concentração de CO2 na atmosfera terrestre é comparável com o período de três a cinco milhões de anos atrás, quando a a temperatura era 2º a 3ºC mais elevada e o nível do oceano era superior a entre 10 a 20 metros.
Conforme o boletim, "o crescimento demográfico, a prática de uma agricultura cada vez mais intensiva, a maior utilização do solo, a desflorestação, a industrialização e a exploração de combustíveis fósseis para obter energia provocaram um aumento de gases com efeito de estufa na atmosfera, a partir do período industrial".
O secretário geral da OMM, Peterri Taalas, enfatizou que o CO2 persiste na atmosfera durante séculos e no oceano por ainda mais tempo. E que pelas leis da física, as temperaturas serão mais elevadas e os fenômenos climáticos mais extremos no futuro.
Para baixar o relatório:
https://public.wmo.int/en/resources/library/wmo-greenhouse-gas-bulletin
Fonte: https://public.wmo.int/en/resources/library/wmo-greenhouse-gas-bulletin
Categorias: aquecimento global concentração de CO2