ANÁLISE CLIMÁTICA PARA GOIÁS - INVERNO 2022

Por Sylvia Farias.

Sob as condições de La Niña, segundo a previsão climática do INMET, espera-se para este período, maior frequência de umidade relativa do ar diária em torno de 30% e picos em alguns horários do dia abaixo de 20%. Temperaturas do ar acima da média (22oC).

O solstício de inverno, com início no dia 21 de junho às 6h14 (horário de Brasília) marca o início da estação de inverno no hemisfério sul, culminando com a noite mais longa do ano. O fim da estação está previsto para as 22h04 do dia 22 de setembro, com o início do equinócio da primavera. Sobre o Brasil Central, o quadrimestre (junho-julho-agosto-setembro) será regido sob a condição de temperatura da superfície do mar, no Pacífico equatorial mais fria, sob a condição de La Niña. Climatologicamente, o quadrimestre JJAS é caracterizado pela menor quantidade de energia solar disponível na atmosfera, favorecendo a incursão da massa de ar polar sobre a região, inibindo a influência do ar quente e úmido da Amazônia, diminuindo significativamente a precipitação e a umidade relativa do ar.

No Centro-Oeste, poderá ocorrer a formação de geadas no Estado do Mato Grosso do Sul, friagens no Mato Grosso e sul de Goiás. Localmente, no início da manhã, em função da inversão térmica poderá ser observada a formação de nevoeiros ou névoa úmida, impactando a redução da visibilidade em estradas e aeroportos. A diminuição gradual da umidade relativa do ar, favorecendo o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, assim como de doenças respiratórias.

Em Goiás, o total acumulado de chuvas no trimestre junho-julho-agosto é menor que 25,0mm. As temperaturas mais amenas e a entrada com maior frequência de massas de ar frio, potencializa a diminuição da temperatura do ar, com temperaturas mínima do ar, variando entre 10,0oC a 14,0oC e temperatura média variando de 19oC a 22oC. Na medida em que se prolonga a estação, é observada a diminuição significativa da umidade relativa do ar, que em alguns períodos do dia pode ficar menor que 20%, causando desconforto à população. A baixa humidade relativa do ar favorecendo o aumento de focos de queimadas e de incêndios florestais próximo de centros urbanos acrescentando o percentual de material particulado disperso na atmosfera. A essa combinação de baixa umidade relativa do ar e material particulado disperso na atmosfera, possibilita a observação de névoa seca, no inicio da manhã ou final da tarde. Estas condições climatológicas tendem a permanecer a até a segunda quinzena de setembro quando as condições climatológicas da atmosfera sobre o Brasil central tendem a mudar devido ao início do período chuvoso. Sob as condições de La Niña, segundo a previsão climática do INMET, espera-se para este período maior frequência de umidade relativa do ar diária em torno de 30% e picos em alguns horários do dia abaixo de 20%. Temperaturas do ar acima da média (22oC).

Categorias: Previsão sazonal Clima Goiás

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Prognóstico INMET 595 Kb a7657c94e3d7679f6f6f15b69b1d63ac