QUALIDADE DO AR EM GOIÁS
Focos de incêndios e queimadas agravam qualidade do ar em Goiás.
A Região metropolitana de Goiânia nas últimas semanas tem a qualidade do ar agravada pelas queimadas e focos de incêndios originados no próprio estado e DF quanto nos estados vizinhos (Figura 1). Aliado a altas temperaturas, superiores a 30 graus e a baixa umidade relativa do ar por volta de 30%, baixando a menos de 10% no período mais quente do dia, tem significativamente causado desconforto para grupos de pessoas mais sensíveis.
Figura 1 - Incêndios ativos e fonte de calor no Goiás e Distrito Federal. 05 de setembro de 2014. Fonte: zoom earth.
A previsão do Índice de qualidade do ar (AQI) para Goiânia (Figura 2) mostra a evolução média a cada três horas, da qualidade do ar para os próximos dias. Nas Figura 3 são apresentadas as maiores concentrações de poluentes.
Figura 2 - Índice de qualidade do ar (AQI) para Goiânia. Valores acima de 300 representam qualidade do ar perigosa, entre 200-300 muito insalubre,
150-200 insalubre, 100-150 insalubre para grupos sensíveis e abaixo de 100 ou melhor abaixo de 50 a qualidade do ar é boa. Fonte: Ventusky.
Figura 3 - Evolução da concentração máxima do IQA diária e respectivos horários TMG para Goiânia-GO. Fonte: Adaptação de Ventusky
Fonte: Ventusky, zoom earth
Categorias: Qualidade doa ar